terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Eu não quero influenciar, mas...


Parece que o "meu" favorito para os Oscar's é cada vez mais favorito...

Nos BAFTA foi assim.

12 exclamadores:

Fireal disse...

O filme é bom, sem dúvida, mas daí a ser candidato aos óscares... só num ano muito fraquinho é que teria hipótese.

Andreia disse...

Até agora, dos nomeados, não vi nenhum que seja digno da estatueta. Onde estão as grandes histórias, os grandes filmes, os grandes narradores? As grandes imagens, grandes produções, grandes bandas sonoras? Tudo isto num só filme? Onde? Pois...

Fireal disse...

Epah, quando a Kristen Stewart (a miúda do Twilight) ganha um prémio "Rising Star", está tudo dito!

Ricardo disse...

O "The Hurt Locker" tem aquela aura de produção independente que valeu prémios a um "Crash" por exemplo...

Quanto às grandes imagens e produções lembro-me logo de dois que não me despertaram atenção (e foram bastante premiados): Titanic e Pearl Harbour.

Concordo que é um ano "fraquinho" para Hollywood. Mas isso em nada diminui a qualidade deste filme porque o seu principal trunfo (para mim) é relatar da maneira mais realista possível o conflito no Iraque. E consegue-o. Sem aquela habitual visão americana dos "índios e cowboys". Daí o meu favoritismo.

Andreia disse...

Pois lamento desiludir-te meu caro, mas o Titanic e o Pearl harbour são duas grandes produções "Hollywoodescas". Pode não se gostar...mas são. O the Hurt Locker poderá levar a uma mudança no sentido de levar à nomeação filmes de carácter mais documental. Documento-monumento, mas tudo de acordo com a Teoria do Agendamento ou agenda-setting!E os óscares não fogem a isso!

Ricardo disse...

Eu não digo que não são. Pelo contrário. São mesmo. Mas não me despertam atenção. Prefiro o "The Hurt Locker", o "Crash",o "Training Day", o "Letters from Iwo Jima" ou o "The Pianist"... São filmes que me acrescentam algo quando saio de uma sala de cinema. Independentemente de terem ganho (alguns sim) ou não qualquer estatueta...

Andreia disse...

Obviamente. Mas não podes comparar o Pianista, o Piano, O amadeus, A Lista de Schindler, nem o próprio Crash ou Slumdog Millionaire com os que estão neste momento nomeados que, a meu ver, não possuem a força narrativa ou conteúdo suficiente. Não são filmes de debate, de consciencialização. Não são filmes espectaculares. Entretêm. Sao espécies de livros ilustrados para quem não sabe nem quer saber ler. Assim será o cinema?

Ricardo disse...

Não concordo com essa apreciação relativamente ao "The Hurt Locker". Ok, não é obviamente um filme como os que referiste. Isso de acordo. Mas não é necessariamente um filme mau. E voltando ao início, de toda a lista deste ano é o meu favorito. É disso que falamos :-)

Andreia disse...

Sim. E não disse que era um filme mau porque, tal como referi anteriormente, não o vi e, como tal, não me debruço sobre o que desconheço. falava relativamente aos que já vi. Mas no que toca ao " The Hurt Locker", domingo falamos! ;)

Jojojoli disse...

Tendo em conta as últimas tendências da Academia, o "The Hurt Locker" até tem hipótese mas eu jogo all in no "Avatar".
Este fim-de-semana vi o "A Single Man" e apesar de não ser adepto deste tipo de cinema é um grande filme. Puro cinema. O Óscar de melhor actor não deve fugir ao Colin Firth.
P.S. - adorava que a Meryl Streep e o Tarantino levassem uma estatueta.

Andreia disse...

Opah..Gostava que ganhasse o tarantino e o seu mais recente filme Inglorious Basterds. Concordo. Adoro a Meryl Streep, mas acho que o papel dela deste filme não justifica um óscar. Mas no meio de tanta falta de justificação para o efeito, às tantas....Concordo ctg: o Avatar ganha, bem como o James Cameron. Os suspeitos do costume.

Ricardo disse...

Gosto do Inglorious até pq é um trabalho muitos furos acima do penúltimo do Tarantino (o death proof) mas a estatueta para esse já tem um destino: Christoph Waltz

Postar um comentário