terça-feira, 23 de março de 2010

Liberdade de Imprensa (?)

E não é que de vez em quando, o Miguel Sousa Tavares até diz coisas acertadas e num tom assertivo?


"(...) a maior e mais real ameaça à liberdade de imprensa (...) é o tipo de jornalismo que hoje se faz e que é ditado, primeiro que tudo, pela necessidade de vender informação e conquistar audiências a qualquer preço. Os célebres conteúdos que tanto movem os novos patrões da imprensa, são ditados exclusivamente pela vontade de obter lucros e não pelo desejo de prestar um serviço público de informação e formação (...) Ninguém pergunta à Ongoing ou à PT para que querem eles ter uma televisão ou um jornal, quais os seus pregaminhos, o seu curriculo, as suas intenções em matéria jornalística." (Expresso)



Histórias como as do Leandro ou Face Oculta, são apenas mais uns exemplos flagrantes da falta de ética jornalística em nome de um conceito chamado Interesse Público que ninguem sabe definir. De facto, quem deve ditar o que é Interesse Público? O que é, de facto, isso do Interesse Público?


A Comunicação Social enforma, manipula e concorre, sem dúvida, ao pódium dos Grandes Poderes. Para mim, já lá está. Basta olhar, ver e reparar.

5 exclamadores:

Carlita disse...

Ah pois é. Ao Interesse Público sobrepõe-se, sobretudo, o Interesse DO Público. De nada interessa se o assunto em questão serve para formar cidadãos mais informados e mais conscientes dos seus deveres e direitos enquanto tal. A questão colocada pelos editores é somente: "isto vende?".

E o pior nem é que os media sejam determinados pela lógica comercial. O pior mesmo é que se tentem vender decisões comerciais como se de dever cívico se tratasse. É que comer gato é mau. Mas comer gato por lebre, é um desastre.

Ricardo disse...

Sempre que vejo artigos a versar acerca do poder da Imprensa recordo-me do "007- Tomorrow Never Dies" :-)

Andreia disse...

Eu lembro-me imediatamente do filme "Manobras na casa Branca", do Levinson =)

Ricardo disse...

Wag the Dog correcto?

Andreia disse...

Yep, esse mesmo!

Postar um comentário