segunda-feira, 21 de junho de 2010

É o Mundial estúpidos !!!


Confesso que não sou o maior adepto da Selecção Nacional. Não sou. Prefiro que o Benfica ganhe por 1-0 ao Desportivo das Aves que Portugal goleie a Coreia do Norte por sete golos sem resposta.
Feita esta declaração de intenções, sou livre de escrever a minha prosa...

Estou a acompanhar este mundial como nunca acompanhei outro.

1978 não era nascido, em 1982 apenas me lembro de uns cromos que tinha e do Naranjito. Em 1986 lembro-me do Portugal-Inglaterra e do Maradona. Em 1990 já gostava de futebol a sério. Adorava o Brasil de Careca, Alemão e dos Benfiquistas Ricardo, Aldair e Valdo. Admirava a Alemanha dos 3 alemães do Inter (e do Littbarski claro) e a Italia do Giannini. Lembro-me também de ter um colega africano na turma (angolano) que dizia já antes do Mundial que os Camarões iam dar cartas... Vi alguns jogos, mas era altura de férias grandes, e um gajo queria era praia e namoricos (mas lembro-me de estar em Vila Nova de Milfontes colado a uma montra num café em frente ao Pacífico a ver os penalties do Inglaterra - Alemanha e a festejar o gesto do Olaf Thon e da final pois claro.)

Chegou o mundial dos Estados Unidos em 1994. Um país completamente "estranho" a todo o universo futebolístico que imaginava. Os horários dos jogos eram um pouco fora do comum (lembro-me de ver um jogo da Suécia a altas horas da madrugada num bar em Vila Nova de Milfontes com o meu amigo Tó - sim... esse mesmo - que de repente apareceu na Vila...). Vi a final e fiquei triste com o falhanço do Roberto Baggio. Num grupo de amigos só uma rapariga torcia pelo Brasil. "Éramos" todos pela Itália. Mesmo que do outro lado estivessem magos como o Bebeto e o Romário.

O mundial de 1998 passou-me praticamente ao lado apesar de ser disputado em França. Vi pouquíssimos jogos (nem a final vi...) mas lembro me de uma discussão cá em casa por torcer pela Noruega frente ao Brasil. Coisas de torcer pelos "pequeninos"... Ganhou a França. A selecção Arco-Iris no país de Le Pen.

Chegou o Mundial de 2002. Desta vez não um país "estranho" mas dois: Coreia do Sul e Japão. Os horários não eram os mais apetecíveis mas lá se iam vendo jogos no escritório. Lembro-me da euforia do meu chefe (que até trouxe uma TV !!!!) para o Portugal - EUA. Desilusão portanto... Portugal jogou apenas 3 jogos e voltou para casa. Foram recebidos num coro de insultos e apupos nos aeroportos. Um "Carnaval" lusitano...
No final ganhou o Brasil numa final frente à Alemanha. Não gostei. A meia final em que a Turquia (o futebol mais combativo do mundial) foi eliminada pelo Brasil não foi muito "limpinha". Assim como o percurso da Coreia do Sul... Até às meias finais...

Depois da euforia do Euro 2004 (não me lembro de ver o país num clima de festa tão grande durante tanto tempo...) chegou o Mundial de 2006. Na Alemanha venceu a Itália na final celebrizada pela cabeçada de Zidane a Materazzi. Portugal chegou às meias finais e fez alguns jogos muito bons.

Chegou o mundial 2010. Pela primeira vez em África. Ainda vamos na primeira fase mas até agora estou a gostar e tenho visto a maioria dos jogos (ou pelo menos resumos). Portugal hoje goleou por 7-0 e festejei todos os golos no meio dos meus colegas. Saímos do restaurante e um desconhecido passa na estrada e buzina. Portugal alegra-se. Abomino as vuvuzelas mas emociono-me quando vejo o sorriso das crianças a serem entrevistadas nos bairros de lata nos subúrbios de Joanesburgo que dizem "Ronaldo" com um brilho nos olhos... É o principal golo deste Mundial em África... Já está ganho...

... E alguém se lembra de crises e guerras?

PS: Se Portugal não conseguir que vença a Argentina (ou a Inglaterra)... Tudo menos aqueles que vocês sabem... os dois...

3 exclamadores:

Andreia disse...

Eu cá continuo a querer que Portugal não saia deste mundial sem primeiro jogar com a Espanha. Quero muito um duelo ibérico. Muito mesmo! =)

Jojojoli disse...

Se não ganhar Portugal que ganhe a Itália. Mas não está fácil.

Pulga disse...

A nossa selecção não passa de um grupo de putos mimados liderados por um treinador que só é bom como adjunto. Vejam as reacções do tão amado CR7, ainda por cima capitão, aos golos dos colegas de equipa.. É o espelho desta geração.
Mas ainda bem que deram 7 aos coreanos. Não é pela selecção, é pelo povo!

Postar um comentário